ABMG realizou ações de sensibilização nas escolas no Dia Mundial da Água


Empresa intermunicipal promoveu palestras a alunos do primeiro ciclo em Mira, Montemor-o-Velho e Soure.

O dia 22 de março foi um dia diferente para os alunos do 1ºCiclo do Ensino Básico das Escolas da Lentisqueira, Carapinheira e Alfarelos. Para assinalar o Dia Mundial da Água, a ABMG – Águas do Baixo Mondego e Gândara, promoveu palestras de sensibilização com o objetivo de relembrar a importância de preservar o meio ambiente através de comportamentos e atitudes que permitem poupar água e não poluir este importante recurso da natureza.

Neste contexto, a Entidade Gestora dos municípios de Mira, Montemor-o-Velho e Soure aproveitou a ocasião para lançar a campanha de sensibilização «Na Sanita, Não!», cujo objetivo passa por alertar os utilizadores para a não colocação de resíduos impróprios nos esgotos. A preocupação pelo meio ambiente está cada vez mais presente nas nossas vidas e é essencial manter uma responsabilidade e um compromisso com o planeta, promovendo a sustentabilidade.

Rafael Gomes, em representação do Diretor-Geral, Nuno Campilho, começou por questionar as crianças sobre a forma como geriam a utilização da água no dia-a-dia. O responsável sensibilizou os alunos para a «missão importante» que têm em mãos, nomeadamente nos «comportamentos sobre o uso correto e eficiente da água».

Os pequenos construtores do futuro mostraram interesse pela temática e foram colocando várias questões relacionadas com o assunto, bem como relatando exemplos de como poderiam fazer uma correta racionalização da água.

Num momento em que Portugal enfrenta um cenário de seca em todo o país é cada vez mais necessário lançar a discussão sobre o uso eficiente da água. O Dia Mundial da Água foi instituído em 1993, pela ONU, e pretende promover a reflexão sobre os problemas que ameaçam este recurso, essencial à vida. Este dia homenageia também todos aqueles que, diariamente, asseguram que os serviços essenciais de abastecimento de água e de tratamento de águas residuais sejam prestados com a devida qualidade.

Rosária Manco, professora responsável pela Escola Primária da Lentisqueira, referiu que a pertinência deste tipo de ações junto dos mais novos são cada vez mais importantes, uma vez que «serão eles que terão a capacidade de mudar o mundo».

A ação contou com a participação de mais de 100 alunos do 1º Ciclo do Ensino Básico.

Comentários desactivados