A ABMG realizou hoje, em Casa Velha, Município de Soure, testes de fumo e outras inspeções para verificar a existência de ligações ilegais e afluências indevidas de ligações das redes de água da chuva de habitações à rede pública de saneamento.
A utilização do equipamento de teste com fumos (não nocivos para a saúde humana e ambiental) permite avaliar as ligações indevidas e indicar, com alguma precisão, os locais onde possam existir anomalias na rede para ser possível tomar medidas para alcançar a correção.
Estas ligações ilegais e perigosas, para além de serem prejudiciais para o ambiente podem também causar graves problemas na habitação do utilizador, entre eles: risco de retorno do esgoto para a habitação, deficiente tratamento dos esgotos, inundações por sobrecarga dos coletores e problemas de saúde ambiental por descargas de efluentes não tratados no meio hídrico.
A Entidade Gestora sensibiliza os utilizadores dos municípios de Mira, Montemor-o-Velho e Soure para verificarem se a água da chuva e o esgotos estão separados.
As intervenções vão ser realizadas entre os dias 12, 13 e 14 de outubro nas localidades de Casa Velha (concelho de Soure), Carapinheira, Meãs, Santo Varão e Volta da Tocha (Montemor-o-Velho) e Bairro Norte, Praia de Mira (concelho de Mira).