Campanha procurou sensibilizar turistas para os benefícios de consumo de água da torneira, que pode “ser usada em qualquer lugar, como na praia”
A ABMG – Águas do Baixo Mondego e Gândara promoveu esta semana uma ação de sensibilização nas praias de Mira e do Poço da Cruz, no concelho de Mira, para que a população leve a água da torneira de sua casa para qualquer lugar.
Segundo Nuno Campilho, diretor-Geral da ABMG, citado em nota de Imprensa, a iniciativa insere-se no âmbito da campanha de verão de abastecimento público de água tendo como objetivo «consciencializar a comunidade de Mira, Montemor-o-Velho e Soure para os benefícios do consumo de água da torneira, demonstrando que pode ser usada em qualquer situação, como é exemplo a praia».
Esta ação ganha maior destaque numa altura de escassez em que «o valor dado a este recurso deve ser cada vez maior, nomeadamente, evitando o desperdício de água em atividades do quotidiano como a lavagem de carros, pátios ou rega de jardins». Para o responsável, «esta é uma preocupação fulcral da empresa ao longo dos últimos anos e, que pretende, também com esta campanha, reforçar a premissa do consumo de água de forma responsável», conclui.
A água da torneira é ou financeiramente, uma vez que a quantidade de plástico desperdiçado com o consumo de água engarrafada, que tem um enorme impacto, é uma opção muito mais poluente e dispendiosa, refere a ABMG.
Com a ação sustentável “Um dia na Praia com a ABMG”, que consistiu na distribuição de água fresca da torneira e de brindes, a entidade espera uma boa receção por parte de toda a população residente, por parte daqueles que aqui desenvolvem a sua atividade económica e, também, de turistas e emigrantes que visitam estes três concelhos nesta época do ano.
A ABMG assegura o abastecimento de água e o saneamento de águas residuais a cerca de 53 mil habitantes nos Municípios de Mira, Montemor-o-Velho e Soure.
In Diário de Coimbra