A ABMG, Entidade Gestora do abastecimento de água e saneamento de águas residuais dos concelhos de Mira, Montemor-o-Velho e Soure, está a investir numa tecnologia inovadora que permite o acesso remoto a medições efetuadas nos sistemas sob sua gestão e a comunicação de alarmes sempre que ocorram anomalias – a Telemetria. Este sistema permite o conhecimento em tempo real do funcionamento dos sistemas ao nível dos caudais (captações, estações de tratamento, reservatórios e zonas de medição e controlo – ZMC), dos níveis de água nos reservatórios, das pressões em pontos de monitorização dispersos pelos sistemas e da concentração de cloro em localizações estratégicas, bem como o estado de funcionamento de órgãos de controlo, como bombas e válvulas motorizadas.
O sistema de Telemetria que a ABMG está a instalar irá abranger a globalidade dos sistemas de abastecimento de água dos concelhos de Mira, Montemor-o-Velho e Soure.
Já com uma candidatura aprovada, a ABMG vai investir perto de 1.5 milhões de euros em obras de controlo e redução de perdas de água nas redes de distribuição. Esta operação compreende a substituição de condutas de água, a aquisição de equipamentos de medição e monitorização de caudais, a aquisição de novos softwares para Telegestão/Telemetria e equipamentos para localização de fugas.
Para o concelho de Mira está prevista a instalação de 21 medidores de caudal e a substituição de 2.2 quilómetros de rede, incluindo 128 ramais domiciliários. Para Montemor-o-Velho está prevista a instalação de 25 medidores de caudal e 3 válvulas redutoras de pressão. Em Soure, a ABMG vai proceder à instalação de 77 medidores de caudal e à substituição de 5.1 quilómetros de rede, incluindo 192 ramais domiciliários. Nos três concelhos irão ser instalados medidores de nível nos reservatórios e medidores de pressão dispersos pelos sistemas.
A ABMG apostou na instalação desta ferramenta com o objetivo de melhorar a eficiência hídrica, energética e ambiental.