Primeira fase do investimento de 1,7 milhões de euros compreende a criação de infraestruturas de recolha e transporte de águas residuais domésticas com destino ao Emissário de ligação à ETAR de Almagreira.
A ABMG – Águas do Baixo Mondego e Gândara, E. I. M., S. A., deu início, no lugar de Casal do Justo, concelho de Soure, à 1.ª fase dos trabalhos de construção das Redes de Simões, Lourenços, Mogadouro e Marco do Sul.
O projeto tem como objetivo a conceção de instalações de recolha e transporte das águas residuais domésticas produzidas nos lugares de Bonitos, Simões, Lourenços, Mogadouro, Guerres, Marco do Sul, Figueirinha e Casal do Barril, remetendo-as para o Emissário de ligação à ETAR de Almagreira.
A obra pretende também melhorar a qualidade e a acessibilidade física do serviço de saneamento de águas residuais (SAR), aumentar a adesão de utilizadores ao sistema, melhorar a adequação da capacidade de tratamento do serviço e a monitorização do sistema e garantir a acessibilidade económica.
A empreitada prevê a execução de 18,63 km de rede de drenagem de águas residuais e 4 Estações Elevatórias, abrangendo 484 habitantes.
A obra tem a duração de 410 dias e resulta de candidatura aprovada pelo Programa Operacional, Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos (POSEUR).
O projeto, surge numa lógica de otimização dos investimentos públicos e de parceria, no âmbito de um Protocolo de Cooperação entre os Municípios de Soure e Pombal, celebrado em 2017, com vista ao desenvolvimento de uma solução conjunta que melhor satisfaça os interesses das populações das respetivas áreas territoriais e, ao mesmo tempo, potencie a capacidade e a rentabilidade das infraestruturas e equipamentos instalados.