Crianças dos três concelhos assistiram a peça de teatro “Esta vida de rena” e a apresentação do livro “Agora, vamos brincar na água” com a presença do Pai Natal Gota
A ação de sensibilização, sobre a importância da preservação da água e a responsabilidade civil perante a situação atual de falta de água e poluição decorreu no dia 12 de dezembro nas Escolas de Seixo de Gatões, Básica de Soure e dos Carapelhos.
A iniciativa, que assinala o período natalício, incluiu um espetáculo de teatro, relacionado com a temática da água, e o lançamento da obra “Agora, vamos brincar na água”, de António Vilhena.
Nuno Campilho, diretor-geral da ABMG, destaca a “relevância da ação que permite consciencializar os mais novos para assuntos de extrema importância, como ambiente e os recursos hídricos”. O diretor defende que “esta é uma maneira da empresa dar continuidade ao projeto de educação ambiental, de uma forma lúdica e pedagógica, e de se aproximar dos mais novos numa altura do ano especial, sobretudo para eles, que propicia a união e o espírito de solidariedade com as pessoas a estarem mais felizes e recetivas”.
O espetáculo de teatro, “Esta Vida de Rena” realizado pela companhia Caixa de Palco, conta a história de três renas que se esqueceram de muitas coisas que aprenderam. Durante 45 minutos, “numa viagem cómica e divertida” as crianças refletem sobre as diferenças e a sua aceitação, o valor da amizade e trabalho em equipa, a importância da salvaguarda da água, e a nossa responsabilidade perante a situação atual de escassez e poluição dos rios e mares.
Após o teatro, o autor António Vilhena apresenta a obra infantil “Agora, vamos brincar na água”. O livro bilingue, em português e inglês, com ilustrações da artista plástica Márcia Santos, da editora Caracol, aborda a escola, a inclusão e a sustentabilidade ambiental com foco nos meios Símbolo de Memória hídricos. O livro promove a interação com os leitores, que podem pintar desenhos referentes à água. O autor, licenciado em psicologia, é poeta, cronista e autor de livros infantis.