Projeto pretende reforçar as atividades educativas envolvendo ativamente os jovens participantes como narradores do futuro da água
Dia 19 de Janeiro, na Escola Básica de Mira, às 15h00, e na Biblioteca Municipal Afonso Duarte em Montemor-o-Velho, às 17h00, decorre a entrega de prémios no âmbito do concurso escolar “A Água Que Queremos para o Futuro”, que pretende consciencializar os mais novos sobre o tema da água e questões relacionadas com a biodiversidade, mudanças climáticas e legados de água.
Para Nuno Campilho, diretor-geral da ABMG, é de “extrema importância entender a perspetiva dos mais novos sobre o futuro da água”, justificando a pertinência do concurso. Sobre a atividade, o responsável espera que “reforce a ligação entre a empresa e a comunidade educativa” acrescentando, “é imperativo que as futuras gerações estejam informadas que a água é um recurso
limitado e escasso e que o seu futuro depende de comportamentos mais sustentáveis”.
A empresa intermunicipal incentivou os jovens alunos dos 1º, 2º e 3º ciclos dos Agrupamentos dos três concelhos a desenvolver trabalhos – desenhos, fotografias ou vídeos com foco nas temáticas da água, biodiversidade e mudanças climáticas. O concurso enquadra-se nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e na Agenda 2030, que definem as prioridades e expetativas do desenvolvimento global para 2030.
A cerimónia conta com a presença de Nuno Campilho, diretor-geral da AMBG, e dos patrocinadores dos prémios, que são entregues, em Mira, a uma turma do 2º ciclo, com 20 alunos, e em Montemor a três alunos do Agrupamento de Escolas de Montemor-o-Velho.