Foi nas instalações da ABMG – Águas do Baixo Mondego e Gândara, E.I.M, S.A., na Carapinheira, que a entidade gestora responsável pelo abastecimento de água e saneamento de águas residuais dos concelhos de Mira, Montemor-o-Velho e Soure apresentou a empresa aos Presidentes de Junta de Freguesia dos três municípios.
A sessão de esclarecimento ocorreu no passado dia 1 de agosto e teve como objetivos fortalecer a relação entre a empresa e os órgãos autárquicos da área de abrangência, fortalecer a comunicação entre ambos, apresentar os trabalhos que a equipa tem estado a desenvolver e aproximar os serviços prestados às reais necessidades dos cidadãos.
O Conselho de Administração, composto pelos Presidentes de Câmara de Mira, Montemor-o-Velho e Soure marcaram presença e frisaram que o trabalho que a ABMG está a desenvolver no terreno representa uma grande importância para os municípios. Raul Almeida, Vice-Presidente do Conselho de Administração, afirmou que: «A ABMG já começou a investir e estamos perante uma equipa que tem mostrado um trabalho bastante positivo». «Se não fosse a ABMG seria impossível avançar com os projetos e com os investimentos que já estão aprovados e outros que já arrancaram nos três concelhos», concluíu Emílio Torrão, vogal do Conselho de Administração.
Numa semana em que a entidade gestora comunicou que foram aprovadas sete candidaturas pelo POSEUR (Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso dos Recursos) no âmbito do Ciclo Urbano da Água e que os projetos para a área de abrangência da ABMG representam um investimento que ascende os 9.7 milhões de euros, seria fulcral apresentar as ambições da ABMG às Juntas de Freguesia dos três concelhos.
Para somar a estas sete candidaturas, a empresa já lançou três concursos púbicos para as empreitadas ampliação e beneficiação da Estação de Tratamento de Águas Residuais de Montemor-o-Velho, drenagem de Águas Residuais na Freguesia de Samuel e o fecho de sistemas e saneamento na Zona Industrial, Seixo e Cabeças Verdes, no concelho de Mira.
Para além dos projetos, a equipa responsável pelas várias direções apresentou as tarefas que têm sido desenvolvidas desde o início da ABMG e os objetivos que têm de ser conquistados até ao final do ano.
Décio Matias, Diretor Geral, garantiu que tem uma equipa capaz de cumprir com todos os pontos delineados pelo Conselho de Administração e referiu também que é urgente sensibilizar a população para a correta gestão dos recursos hídricos.
Numa altura em que os consumos de água são mais elevados é essencial instruir a população para que poupe água e se aprenda a reutilizar a mesma. «NESTE VERÃO SEJA CONSCIENTE, POUPE ÁGUA» é a campanha da ABMG que vai estar em vigor durante todo o mês de agosto. Para além de consciencializar a população, a ABMG tem o objetivo de mostrar que, com pequenos gestos, é possível poupar milhares de litros de água. As campanhas de sensibilização estão disponíveis nos meios digitais da empresa (www.abmg.pt) e devidamente publicitados na comunicação social.
A pensar no bem-estar das populações destes três municípios, na perspetiva de melhorar os serviços prestados, a qualidade da água foi um dos tópicos abordados durante a sessão de apresentação.
A ABMG já realizou e encontra-se a executar vários projetos que têm como objetivo melhorar a qualidade e quantidade da água e dos serviços.
De recordar que a ABMG – Águas do Baixo Mondego e Gândara, E.M, S.A. inicio funções no dia 15 de janeiro de 2020 com um Contrato de Gestão Delegada para a gestão do abastecimento de água e saneamento de águas residuais dos concelhos de Mira, Montemor-o-Velho e Soure.