Empresa desafia alunos dos agrupamentos de Escolas de Mira, Montemor-o-Velho e Soure a refletir sobre a água, biodiversidade e mudanças climáticas com abordagens criativas.
No âmbito do Dia Nacional da Água, que se comemora a 1 de outubro, a ABMG – Águas do Baixo Mondego e Gândara apresenta o concurso “A Água que Queremos Para o Futuro”, destinado aos alunos do 1º, 2º e 3º ciclos, das escolas dos municípios de Mira, Montemor-o-Velho e Soure. A primeira sessão de apresentação realiza-se na Escola Básica de Soure, dia 29 de setembro, pelas 14h00.
A empresa intermunicipal incentiva os alunos a desenvolverem trabalhos – desenho, vídeo, animação, fotografia, canção ou paisagem sonora – centrados no tema da água e nas questões associadas à biodiversidade, alterações climáticas e legados de água. A ação culmina em janeiro, com uma cerimónia onde são anunciados os vencedores e entregues os respetivos prémios.
Nuno Campilho, diretor-geral da empresa, justifica a pertinência do concurso, considerando que “é de extrema importância consciencializar os mais novos para a temática da água e entender a sua perspetiva sobre o assunto.” Sobre a atividade, o responsável, espera que “reforce a ligação entre a empresa e a comunidade educativa” acrescentando ainda que “é fulcral que as gerações vindouras entendam que a água é um recurso finito e escasso e que o seu futuro depende dos comportamentos que adotamos, sendo por isso essencial promover usos mais sustentáveis”.
O concurso está enquadrado nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e na Agenda 2030 que definem as prioridades e aspirações do desenvolvimento sustentável global para 2030.
O Dia Nacional da Água é celebrado em Portugal desde 1983, data que coincide com o início do ciclo hidrológico, e pretende apelar à reflexão sobre a importância deste recurso e a sua gestão.
Os trabalhos podem ser enviados, até dia 13 de dezembro, para comunicacao@abmg.pt ou por correio, acompanhados do formulário de inscrição.
Os prémios e menções especiais são entregues no dia 15 de janeiro de 2023.
Regulamento e informações aqui.