De 23 de novembro a 26 de novembro, decorre, no Tivoli Marina Vilamoura – Centro de Congressos do Algarve, o Encontro Nacional de Entidades Gestoras de Água e Saneamento – ENEG2021, organizado pela Associação Portuguesa de Distribuição e Drenagem de Águas (APDA).
Sob o tema “Dificuldades na Gestão da Água e a Emergência Climática: Mudanças Necessárias” o encontro integra comunicações livres, mesas redondas, palestras com especialistas nacionais e internacionais, visitas técnicas e culturais, encontros empresariais e área de exposição.
No dia 24 de novembro o diretor-geral da ABMG – Águas do Baixo Mondego e Gândara, participou, enquanto orador, na Mesa Redonda “Perdas de Água – Modelos e Metodologias para Resultados de Excelência”. Acompanhado de peritos nacionais e internacionais, os intervenientes pretenderam sensibilizar as entidades gestoras para a necessidade de melhorar a eficiência hídrica dos sistemas de abastecimento de água e foram abordados “os fatores críticos para o desenho e implementação de uma estratégia bem-sucedida de redução e controlo de perdas de água”. Foram também “partilhadas experiências e metodologias de referência no setor”. Nuno Campilho foi ainda moderador das apresentações técnicas do tema “Inovação”.
Durante o evento são ainda atribuídos os Prémios APDA – Tubos de Ouro e o Pipe Contest – Campeonato Nacional de Montagem de Ramais em Carga.
As mais altas patentes do Governo Nacional, autarquias e instituições do Algarve e representantes de entidades de relevo no setor da água e ambiente fazem parte Comissão de Honra.
A iniciativa bienal é considerada um dos grandes Congressos Nacionais do Abastecimento de Água e Saneamento em Portugal.